domingo, 17 de outubro de 2010

INSTITUTO NORMAL DA BAHIA (ATUAL ICEIA) - SALVADOR / BAHIA (BRASIL)

Projeto do arquiteto alemão Alexander Buddeüs , o Instituto Normal da Bahia, data do ano 1936 a 1939, atual ICEIA (Instituto Central de Educação Isaias Alves), situado na Praça do Barbalho, s/nº (bairro do Barbalho), Salvador - Bahia (Brasil).
ICEIA, vista aérea geral.
Áreas externas muito simples, a escola é ampla, com largas galerias abertas, salas de aula arejadas e uma piscina, obra de inspiração germânica com influência da Bauhaus.
ICEIA, vista do pátio de recreio.
A construção de uma nova escola normal com capacidade para atender a demanda de Salvador e dotada de todos dos requisitos de um verdadeiro centro educacional fazia parte do projeto de modernização da Bahia  na época. Originalmente o modelo de referência era o Instituto de Educação do Rio de Janeiro cujo projeto, obrigatoriamente neocolonial, fora ganho em concurso.  
Fachada principal do Teatro do ICEIA.
Em 1936, é publicado edital de concurso para a apresentação de projetos para a sede do novo Instituto Normal, apenas a Christiani Nielsen apresenta um anteprojeto.  O programa compreendia alem de salas de aula, um teatro, campo de futebol, quadras de esporte e uma piscina, tudo articulado por passarelas. O projeto original incluía a demolição de casas em sua frente para a criação de uma praça e construção de um viaduto ligando os bairros de Nazaré e Barbalho, onde se encontrava a escola.
ICEIA, interior do teatro.
As obras começaram em fins de 1937 e Buddeüs não pode acompanhar, abandona o tratamento expressionista que adotara no Instituto de Cacau, com cantos arredondados e um certo classicismo, expresso na planta e fachadas simétricas. Trabalha agora, com a articulação de volumes puristas brancos, de diferentes tamanhos, como a própria sede do Bauhaus em Dessau, de Gropius. A fenestração é mais livre, com um jogo de grandes painéis envidraçados verticais e janelas moduladas dispostas horizontalmente. Apenas um elemento comum aos dois projetos, o esquema compositivo das fachadas principais do Instituto de Cacau e do Teatro do Instituto Normal. Este seria o último projeto de Buddeüs no Brasil.
ICEIA, vista dos terraços e pista de atletismo.
O impacto dessa primeira onda de Arquitetura Moderna, patrocinada pela Revolução de 30, em uma cidade ainda colonial, constituída por sobrados e casinhas de uma porta e duas janelas, foi enorme. São construções imensas, envidraçadas, ocupando quadras inteiras.
ICEIA, vista do pátio descoberto.

Pesquisa feita na internet (http://www.vitruvius.com.br)/