terça-feira, 18 de outubro de 2016

Anthony Howe

O escultor e pintor de Eastsound, Anthony Howe, em Washington, para dar destaque ao seu trabalho no meio das surreais esculturas cinéticas que são inicialmente criadas num software 3D.
“Estava cansado de tudo ser estático no meu mundo visual”, conta Howe. Em outras palavras, ele acredita que as esculturas não precisam ser desenhos estoicos sem vida. Howe cria arte que vive e se move com a natureza, e seus recortes de metal nos dão a ideia de uma espécie de descansos de tela em tamanho real.
O artista conta aqui sobre como suas obras vão de modelos 3D que ele desenha em seu computador a desenhos no CAD feitos com o Rhinoceros 3D. Estes desenhos são então cortados a laser com uma cortadeira de plasma antes de serem modelados em meticulosas estruturas que usam processos tradicionais de trabalho em metal.
Para criar esculturas tão hipnóticas é preciso ser uma pessoa relativamente estranha e saber pensar grande. Abaixo, o artista compartilha suas visões de sabedoria xamânica.
Ilumine-se com Anthony Howe, suas frases sobre o mercado da arte, criação e inovação. 
Comecei a trabalhar com esculturas porque estava interessado numa bela modelo da agência Ford. Fiz um coração de metal para ela, mas ela provavelmente pensou que eu era um babaca. Não funcionou.
É chocante pra mim que a minha arte tenha se tornado viral na internet. Nunca imaginei que a internet pudesse fazer isso. A revolução em vídeo que está acontecendo é uma dádiva divina ao meu trabalho. Ele se move.
É preciso 10 ou 15 anos pra que elas fiquem firmes e bonitas. Intuitivamente, tive que deduzir o que aconteceria se ventasse muito forte. Tento reforçar meu trabalho. A melhor maneira de testá-lo é acoplar uma das esculturas no meu Ford F-150 e dirigir na autoestrada. Você pode colocar um pedaço de metal numa mesa e o vento vai derrubá-lo. Mas se você quer que a obra gire a 1 km/h, daí é mais difícil.
Nessa altura, posso perfeitamente criar as coisas todas na minha cabeça. Nem preciso desenhá-las. Posso vê-las na minha cabeça. Faço caminhadas e imagino as formas. Se você fizer algo por 20 ou 30 anos, você pode escrever as coisas na sua cabeça. Você pode visualizar toda a trama.
Se eu pudesse colocar meu trabalho em qualquer lugar, seria no parque de esculturas Storm King. Outro lugar seria um novo parque em Seattle que tem um monte de artistas renomados. Quero estar próximo dos meus contemporâneos.
Minha parte favorita do processo é descobrir uma nova ideia, um novo momento. É normalmente no computador ou uma combinação entre perceber alguma coisa na minha cabeça e fazê-la no computador. Mas essa é, sem dúvidas, mais satisfatória e prazerosa sensação de frio na barriga.
Howe também contou que sua escultura na próxima edição do Burning Man será “a maior escultura cinética do mundo”. Terá 9 metros de largura, 9 metros de profundidade e 8 metros de altura, e precisa de um caminhão de 18 rodas pra transportar essa gigantesca estrutura para os dias de utopia no deserto. Assista ao vídeo abaixo para saber mais.